www.topmusicbrasil.com.br

quarta-feira, 26 de junho de 2013

QUEM QUER SABER A VERDADE? Datena e Danilo Gentili "desafinam" no "Agora É Tarde"

Bem me quer, mal me quer...

QUEM QUER SABER A VERDADE?
A coluna que desmascara as farsas e os truques 
da mídia e do show business
por Bryan Ferreira



 
 
Foi muito curioso e engraçado ver na madrugada desta terça para quarta-feira (26) o apresentador José Luiz Datena ser entrevistado por Danilo Gentili, no programa "Agora É Tarde". Datena tentou explicar e justificar a atitude que teve no famoso e polêmico episódio da enquete sobre os protestos no Brasil, em seu programa do dia 13 de junho. O episódio foi parar nos trending topics do Twitter, virou sucesso no YouTube, e acabou no segundo lugar do "Top 5 Webhits", do Top Music Brasil (confira aqui).

Em determinado momento, Datena "argumentou": "Fizeram uma edição lá na internet". Edição? Como assim, cara-pálida? O senhor está tentando insinuar que o que todo mundo viu naquele vídeo não foi real e que trata-se de uma montagem de alguém na internet tentando manipular a situação? Não, Datena. Manipulação foi o que você fez em sua pesquisa ao tentar influenciar o tempo todo os telespectadores com a sua opinião sobre o assunto. Desculpe ter que informar esta realidade (sem manipulação) a você agora.

Um comunicador imparcial que pretende fazer uma enquete, uma pesquisa imparcial para saber a opinião dos telespectadores, dos ouvintes, dos leitores, enfim, da população sobre um determinado assunto tem apenas duas alternativas: ou fica calado e apenas pede para o público votar, ou mostra os dois lados da moeda (como mostrar a opinião de alguém que é a favor e a opinião de alguém que é contra) e deixa o público julgar a situação por conta própria. Como num tribunal, onde a defesa e a acusação apresentam seus argumentos, e depois os jurados fazem sua decisão. Datena não fez nenhuma das duas coisas, e depois que viu o público contrariar sua opinião sobre os protestos, mudou de tom em relação ao assunto e começou a chamar de "pacífico" o que antes estava chamando de "baderna" (confira aqui).

Até Arnaldo Jabor, na Globo, teve a capacidade, humildade, hombridade e liberdade de voltar ao "Jornal da Globo", se retratar e afirmar: "eu errei" (confira aqui). Então, por que outros não conseguem fazer isso? 


"O melhor apresentador de talkshow da TV brasileira"

Curioso e engraçado também foi ver a "rasgação de seda" entre Datena e Danilo Gentili, profissionais da mesma emissora. Datena era o tempo todo apresentado como um cara "sincero" e "sem papas na língua". Já Danilo Gentili chegou a ser chamado por Datena como "o melhor apresentador de talkshow da TV brasileira". Danilo mostrou-se humilde, modesto e envergonhado com o elogio, como uma pessoa madura e sensata faria. Em seguida, Datena "argumentou": "O Jô Soares é bom, mas já encheu o saco!". Foi o suficiente para o "melhor apresentador de talkshow da TV brasileira" começar a rir como um garoto de 13 anos de idade.

Danilo, já que você gosta tanto do estilo "sincero" e "sem papas na língua" do Datena, aqui vai um conselho "sincero" e "sem papas na língua" meu para você: continue mantendo a humildade quando alguém tentar te agradar com elogios deste tipo. Para você se tornar o melhor entrevistador (ou apresentador de talkshow) do Brasil, você, primeiro, precisaria parar com essa "rasgação de seda" forçada que você faz com todo entrevistado que vai ao seu programa. Seu programa torna-se pobre, superficial e artificial dessa forma. Raramente (ou nunca) há um verdadeiro debate de ideias. Enquanto você precisar bajular e agradar seus convidados para que as pessoas aceitem ir (e voltar) ao seu programa, você nunca será o melhor.

Aliás, seria bom ter em mente também que para você se tornar melhor que o Jô Soares e a Marília Gabriela, você antes teria que ser melhor que o Roberto Justus, que te deu uma aula de sinceridade, argumentação, maturidade e ética, quando você foi entrevistado por ele. Mas se você gosta mesmo do estilo "sincero" e "sem papas na língua" do Datena, você deve ter adorado este estilo do Roberto Justus também, não é?


Concluindo, como humorista você não é perfeito, Danilo, mas é muito bom. Como entrevistador e apresentador de talkshow, a verdade é que você não está nem perto de se tornar o melhor. Mas se você se inspirar mais nos seus colegas da Globo, SBT e Record, talvez um dia você chegue lá. Ainda NÃO É TARDE!


Bryan Ferreira é jornalista, auditor musical e administrador do Top Music Brasil.
 

Confira também:
A resposta do Governo do Rio para os protestos  
WEBHIT: Datena se dá mal em pesquisa sobre protestos  
QUEM QUER SABER A VERDADE? Apresentando o "Mister M" do show business

Edição número 2: 
QUEM QUER SABER A VERDADE? Telespectadora dribla Record e critica a emissora ao vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário